Dieta Para EmagrecerQuem quer perder peso, pensa logo em fazer dieta para emagrecer. Muitas vezes sem o mínimo bom senso, o que acaba por se transformar num processo de sofrimento e onde os resultados frequentemente não são os esperados.

Antes de deixar aqui essas 5 dicas, fique bem atento ao que aparece na mídia, pois muitas celebridades gostam de informar que estão a fazer dieta para emagrecer somente pelo fato de poder ter a sua própria dieta. Muitas prometem milagres, mas o mais importante para quem quer perder peso e ficar em boa forma é entender como funciona o organismo. Se não sabemos como funciona o corpo humano, como podemos querer emagrecer com saúde? Veja agora algumas dicas para perder peso que tentam desmistificar alguns mitos do emagrecimento.

1. Comer Menos Engorda Mais

Se ao longo do dia a pessoa fica longos períodos sem comer, ficando com sensação de fome, o metabolismo para contrabalançar, desacelera. Dessa forma o corpo tende a guardar mais energia para passar por outros momentos de “fome” no futuro.

Outro fator importante é que se a pessoa comer muito pouco durante uma refeição, provavelmente chegará à próxima refeição com muito mais fome e acabará por comer mais do que deveria. Caso resista, ficará com fome e a dieta se tornará insuportável.

2. Poucas Calorias Diárias, Bom o Mau?

Há um consenso que a redução de calorias diárias faz a pessoa perder peso. Mas um consumo calórico muito abaixo do normal, além de emagrecer fará a pessoa ter uma redução considerável de ingestão de nutrientes importantes para o perfeito funcionamento do organismo.

Fazer dietas para emagrecer requer o mínimo de equilíbrio. Muitas dietas radicais se baseiam na simples restrição de determinados grupos de alimentos, como por exemplo carboidratos, gorduras ou proteínas.

Se a restrição alimentar for demasiada, o resultado pode ser prejudicial. Unhas fracas, queda de cabelo, flacidez, mal estar, fraqueza, etc.

3. Perder Muito Peso Em Pouco Tempo Aumenta a Gordura do Corpo

Fazer dieta para emagrecer muitos quilos em pouco tempo não é boa idéia e geralmente não é algo duradouro, pois a pessoa acaba por ganhar peso novamente, e às vezes, muito mais rapidamente. Isto é conhecido como o “Efeito Sanfona” e onde as dietas radicais têm papel preponderante.

A perda de peso nestes casos costuma ocorrer em função da redução de massa magra ou pela diminuição de água, o que faz a pessoa “desinchar”.

Essas dietas rápidas normalmente não fazem a pessoa perder gordura, o que não é a melhor forma de perder peso. Algumas mulheres, antes de determinados eventos como casamentos, festas importantes, etc. costumam fazer essas dietas rápidas e radicais para poderem perder 2 ou 3kg. Pode ser uma solução temporária para poder “entrar no vestido”, mas se considerarmos os resultados a longo prazo, essas dietas não são eficazes.

O que pode acontecer quando se utiliza uma dieta radical, é que a pessoa tende a recuperar o peso perdido, e dessa forma ganhando mais gordura.

4. Fazer Dieta Para Emagrecer à Base de Um Único Alimento

Como já foi dito anteriormente, deixar de comer determinados alimentos pertencentes a grupos alimentares distintos não é boa idéia, pois além de serem prejudiciais ao organismo, podem se tornar monótonas e difíceis de seguir.

Muitas pessoas para compensar determinada perda nutricional em função da exclusão alimentar, acaba por optar por suplementos alimentares, shakes ou batidos, mas isso mais uma vez torna a dieta monótona e com o tempo fica quase impossível segui-la.

5. Tenha a Meta Ideal Para Perder Peso

Metas irreais são difíceis e consequentemente frustrantes. Isto ocorre principalmente com as mulheres, pois colocam os seus objetivos de perda de peso muito elevados para um curto espaço de tempo. Elas muitas vezes pensam: “quero ter o corpo daquela modelo” ou “daquela atriz”. E querem tudo isso para “ontem”.

É claro que “ontem” já passou e o “amanhã” poderá não ser o dia depois de “hoje”. Emagrecer requer tempo e dedicação. Uma boa meta para perder peso é importante para que a pessoa ao invés de desanimar, fique cada vez mais motivada para seguir a risca a dieta. Fazendo uma analogia ao futebol, o importante é estar na liderança do campeonato ao fim da última rodada. Não adianta ter uma enorme vantagem no início do campeonato, se no final perder fôlego e se deixar ultrapassar por quem vem numa velocidade constante.

Conclusão: Como Emagrecer Com Saúde?

A dieta que realmente funciona sem prejudicar a saúde é aquela que tem por base uma alimentação saudável e balanceada, que contenha todos os grupos alimentares. Para que você não sinta dificuldade em fazer dieta para emagrecer, é importante respeitar os seus hábitos e preferências. Fazer exercícios regularmente também é fundamental neste processo, além de servir como um contra-peso no caso de você eventualmente abusar um pouco mais da comida.